sábado, 21 de janeiro de 2012

Vídeo Aula Manga Studio EX 4.0

Vídeo aulas abordando conceitos básico do Manga Studio EX 4.0, aulas para iniciantes e usuários que ainda não conhece todos os recursos do software desde menu até aplicação de reticulas, linhas de ação, quadrinização, inserção de balões de dialogo, perspectiva, arte final. Avaliações, criticas [construtivas], sugestões e comentários são sempre bem vindas.
PS. 1: Dúvidas ou ajuda favor deixar e-mail para contato ou me adicionar no msn: marioshirow@hotmail.com.

Plano de aulas:
  • Aula 01: Menus; Paletas; Beginner's Assistant; Configuração Inicial.



  • Aula 02: Criando Página para Ilustração [importando, preparando para arte-final, salvando e exportando]; Criando Página para História [importando página, preparando para arte final, salvando e exportando].


  • Aula 03: Tones [paleta materials, beginner's assistant, inserindo tones, computones, editando tones e word baloon].



  • Aula 04: Rulers [menu ruler, special ruler, summetry ruler, ruler layer e panel ruler layer].



  • Aula 05: Filters [menu filter, speed lines, focus lines, editando linhas de ação com move and transform].


 


  • Aula 06: Layers, criando Dialog Balloon, criando tones, criando materials, criando brush pattern, editando onomatopéia, vector layer e reverse layer].



  • Aula 07: Arte final comentada de uma página de uma história em quadrinhos.














  • As aulas 8, 9 e 10 serão sobre perspectiva, um ponto de fuga, dois pontos de fuga e três pontos de fuga respectivamente. Em breve estarão prontas já estou planejando-as...

13 comentários:

  1. cara mtu bom, esta mesmo procurando ^^ parabéns

    ResponderExcluir
  2. To aprendendo pakas manow muito bom suas aulas hehe mas tipo tenta fazer um roteiro das tuas aulas economiza tempo isso

    ResponderExcluir
  3. mano qria saber se vc faz os desenhos a mao e depois passa pro pc ou faz tudo no pc?

    ResponderExcluir
  4. Faço os desenho à lápis e finalizo no PC...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, aprendi muito com as Vídeo-Aulas, estou elaborando um projeto para mangá só que estava desenhando no papel mesmo, como não ficou bom no papel procurei algum programa e achei o Mangá Studio, como eu não sabia mexer comecei a procurar aulas na internet e confesso que as melhores eu encontrei aqui.

    ResponderExcluir
  6. Valeu mesmo GuiEdington, eu estou para postar mais uma aula, já fiz o encode agora falta dividir e enviar.

    ResponderExcluir
  7. Muito, mas muito bom mesmo, Mario.
    Tava procurando tutorias do Manga Studio faz tempo, mas não tinha achado nada tão facilitado quanto o seu.
    Parabéns.
    Virei freguês!!
    Grande abraço e todo sucesso.

    ResponderExcluir
  8. ai Mario,eu sou carlos roberto,mas todos me chamam de akira,eu adorei a sua aula,pois eu tenho o mangá studio,estou elaborando um mangá de minha autoria,sou mangáka,dou aulas de mangá numa escola,pois eu faço parte do preojeto escola aberta,você esta de parabens,estou esperando as próximas aulas suas ok!gostaria de saber como você faz a capa dos mangás.

    ResponderExcluir
  9. oi Mario,sou eu de novo o carlos eu esqueci de mandar o meu email,ok!é carlosmusashi@hotmail.com,gostaria que você mandace uma resposta sobre como fazer capa de mangá no studio mangá ex.4,com dados da sangria de corte,capa e a anticapa.ok!abraços ....

    ResponderExcluir
  10. como pintar com mangá studio ex? agradeço desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marx lhe serei bem sincero quanto a pintura no Manga Studio 4EX, não recomendo utilizá-lo para pintura, recomendo vc utilizar ou Photoshop, Paint Tool SAI ou de preferência o IllustStudio, pois ele tem total comparabilidade com o MS 4EX, tanto abri quanto salva no formato nativo do MS 4EX, ou vc pode migrar para o MS 5 que vc poderá fazer desde o rascunho até a pintura.
      IllustStudio:
      http://u18094542.shareflare.net/download/94635.9996450c542a0146f69a5795d92b/IllustStudio.rar.html
      Manga Studio 5EX:
      https://mega.co.nz/#!GI9zDJDS!BPP7oVNwu6kxH1d-6W6cbzHlw4AoDtfSTM2VZs2RSw0
      ou Clip Studio Paint EX [são o mesmo programa]:
      https://mega.co.nz/#!H1InhLwa!EEAY3r6U7xLoDcsA87O0E4kTID4mqW6te_44DgmUQm4

      Excluir
  11. O mangá studio é o mesmo que o clip studio paint pro? Se sim, então eu posso comprar a mesa mais barata da wacom? Pois a mesa é a mesma. Só muda o programas que vem junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, teoricamente são sim, veja o Clip Studio Paint Pro é o software completo com todas as funções, como a paginação de HQ e tem a versão básica que não vem com esta paginação, quando falamos de Manga Studio tem a versão debut = básica do CSP e a EX = Pro, veja se é esta a versão que vem com a tablet.
      Estas são as diferenças, vc tem que reparar se a versão que vem do Manga Studio é a Debut ou EX, no resto os softwares são o mesmo, o MS é a versão internacional do CSP que é a versão asiática do software, mas vc pode adquirir o CSP também neste link: http://www.clipstudio.net/en/dl, caso opte por comprar a tablet sem o software, outro detalhe é que a versão CSP é mais atual que MS.

      Excluir

Deixe aqui um comentário, este nos ajudará a melhorar...